Eu nasci em Guimarães-MA, um lugar tranquilo e hospitaleiro, onde vivi uma infância de muitas dificuldades, mas também de muita alegria, amor e de luta. Eu vim de uma família simples, mas honrada, que sempre me ensinou a ser grato e valorizar o que eu tinha e a lutar pelo que eu queria. Meu pai (Domingos Maia) é um trabalhador autônomo, que fazia de tudo um pouco para sustentar a casa. Minha mãe (Terezinha Barros) é uma dona de casa e lavadeira de roupa, que cuidava de mim e dos meus irmãos (Wagner, Aléssio e Lidiane) com carinho e dedicação.
Eles não tem estudo adequado, mas tem sabedoria, coragem e fé. Eles não tem dinheiro, mas tem esperança, gratidão e bondade. Eu não tive que trabalhar desde cedo, mas também não tive muitas oportunidades e recursos para estudar e me desenvolver no início. Eu não passei fome, mas muitas vezes tive que me contentar com o pouco que havia na mesa.
Meus pais biológicos e de criação foram essenciais na minha formação como pessoa e como profissional. Eles me deram os princípios e os valores que eu levo comigo até hoje: simplicidade, humildade, trabalho, estudo e solidariedade. Eles me deram o exemplo e a motivação que eu preciso para enfrentar e superar os obstáculos e as dificuldades que eu encontro pelo caminho.
Desde cedo, eu demonstrei interesse pela medicina e pela saúde das pessoas, especialmente das mais necessitadas. Antes de ser aprovado para medicina, eu cursei parcialmente os cursos de engenharia mecânica, engenharia elétrica, ambos pelo IFMA e odontologia pela UFMA. Também fui aprovado em Direito pela UFMA, mas não cheguei a cursar. Porém, nunca desisti de ser médico e com a ajuda das minhas famílias, eu ingressei na UFMA com muito esforço e dedicação, e me formei apesar das adversidades.
Projetos e Motivações
Foi uma jornada difícil, pois eu tive que concorrer com candidatos que tinham mais recursos e privilégios do que eu. Eu também tive que enfrentar o preconceito e a discriminação de alguns colegas e professores, que duvidavam da minha capacidade, competência e da minha origem. Mas eu não desisti, e me dediquei ao máximo para aprender, aprimorar e me qualificar. Para custear minhas despesas na faculdade, eu lecionava aulas particulares de matemática, física, química e biologia a domicílio, aproveitando meu talento e minha paixão por essas disciplinas.
A gratidão é o sentimento que me move. Em cada passo da minha jornada, eu encontrei pessoas que me estenderam a mão, me abraçaram e me apoiaram nos momentos mais difíceis da minha vida (como por exemplo Naires Farias, Nilce Farias e dona Tunica). Elas me ensinaram, me inspiraram e me transformaram. Hoje, eu sou uma pessoa melhor por causa delas. E eu nunca vou esquecer o que elas fizeram por mim.
Hoje, eu sou um médico admirado e respeitado, que atua na rede pública de saúde, tanto no Programa de Saúde da Família (PSF) quanto nos hospitais públicos, levando assistência, prevenção e educação em saúde para as famílias. Eu sou um médico, que ainda tem muito a contribuir e oferecer para a sociedade e para a medicina. Eu sou um cristão, que acredita que a saúde é um dom de Deus e que deve ser preservada e promovida. Eu tenho uma ideologia social, que defende a justiça, a igualdade e a solidariedade. Eu tenho pensamentos liberais em relação a economia, que defendem a liberdade, a responsabilidade e a eficiência.
Eu sou o Dr Laércio Barros, um exemplo de superação, de dedicação e de amor pela profissão. Eu sou um médico que faz a diferença na vida das pessoas, que inspira meus colegas e que orgulha minha família e minha cidade. Eu tenho características de médicos e políticos que defendem a saúde e vieram de família pobre, como Artur Farias (meu pai, médico e político) e Marina Silva (política). Eles são referências para mim, pois eles mostraram que é possível vencer as barreiras sociais e econômicas, e fazer um trabalho sério e comprometido com o bem comum.
Eu sou o Dr Laércio Barros, e eu tenho uma história de vida que me emociona, e me motiva a seguir em frente. Eu tenho uma missão de vida que me faz querer ajudar e servir aos outros. Eu tenho um sonho de vida que me faz acreditar que é possível construir um mundo melhor.
Eu sou o Dr Laércio Barros, o médico que cuida de você. E eu quero compartilhar com você a minha história de vida, que é uma história de superação, de inspiração e de gratidão.
Conexão com Barreirinhas
Minhas conexões com Barreirinhas são profundas e significativas. Realizo atendimentos médicos gratuitos na feira livre e nos bairros, oferecendo cuidados essenciais à comunidade. Além disso, organizo ações sociais nos povoados, promovendo bem-estar e solidariedade entre os moradores. Desde o início da pandemia de COVID-19, trabalhei no Hospital Regional de Barreirinhas, contribuindo para a saúde e segurança da população em tempos desafiadores. Essas iniciativas são uma forma de retribuir e fortalecer os laços com essa cidade que tanto amo.